Minha flor

Lilypie Fourth Birthday tickers

Meu amor

Lilypie Kids Birthday tickers

Pé na cozinha

>> quinta-feira, 16 de maio de 2013




Tenho um pé na cozinha. Um não, os dois. A cozinha é sempre aconchego para o meu cansaço. O melhor lugar de uma casa. Com certeza o melhor lugar da minha casa.  Palco de inesquecíveis histórias familiares e relicário de aromáticas memórias afetivas. Cozinha e comida de mãe, afago certeiro no coração. Não é por acaso que sou assídua no ambiente culinário do meu lar. Com minha colher de pau, meu caderno de receitas e uma dose extra de extravagância e imaginação, exerço plenamente minhas prendas gastronômicas. Em minhas panelas tento replicar momentos eternizados no céu do meu paladar. De posse dos meus apetrechos de forno e fogão, brinco então de ser a minha mãe, e vou me lembrando das delícias de nossas conversas na cozinha, nosso santuário de encontros. Misturo lembranças, afetos, ervas e temperos. E assim, embalada pelas recordações desses dias que têm sabor de saudade, construo meu próprio caminho no terreno dos sabores. Vou ensaiando uma dança ritimada de gestos elaborados junto com os ingredientes e minha imaginação. Sigo as receitas, mas dou sempre uma pitada da minha personalidade. Minha performance é uma saborosa mistura de tudo que aprendi com a arriscada cartada do improviso. Porque cozinhar exige feeling, aptidão e muitíssima boa vontade. Sentimento é tudo na hora de preparar um alimento. Na cozinha minha poesia borbulha fumegante enquanto apimento as palavras com originalidade. Cozinhar é uma prece e uma arte também.  É demonstração de amor e é carinho e cafuné no apetite alheio. Receber quem a gente quer bem em uma mesa preparada com capricho é uma linda forma de demonstrar amor. Comida gostosa agrega família, amigos e tece fraternidade. A melhor maneira de reunir pessoas é com uma comidinha feita com as mãos e com o coração também. Ponto. Disso decorre reuniões acaloradas, com muitas risadas e mescladas com regalos que encantam o paladar e satisfazem o apetite. Comida antes de tudo tem que ter charme. Apresentação é a palavra chave. É claro que o sabor é imprescindível, mas dizem que nós comemos primeiro com os olhos, e é verdade. Eu cozinho todos os dias para minha família. E tento fazer disso uma oração diária, pois além de presentear meus amados com uma alimentação saudável e bem feita, estou também ensinando aos meus filhos que cozinhar é uma atividade prazerosa. Venho de uma gama de grandes cozinheiros caseiros. Minhas avós, tias, pai, mãe e irmãos me garantiram o gene certo para a cozinha. E para agregar talentos, ainda me casei com outro grande chef.  E eu que cresci em uma família grande onde toda refeição tinha cárater festivo, perpetuo essa atmosfera em meu próprio lar e faço da minha casa o reduto de encontro dos amigos, familiares e amigos dos meus filhos, assim como sempre foi na casa de meus pais. Sou festeira, festiva e adoro agraciar quem eu amo com belezas comestíveis. Faço poesia com palavras e alimentos.  E sei que estou proporcionando lindas lembranças aos meus pequenos, transmitindo a eles o que eu recebi como herança afetiva. Casa alegre é casa cheia, de gente, barulho, plantas, bichos, bagunça, livros e também de mesa sempre posta com delícias apetitosas. A atividade culinária se ensina principalmente com o exemplo, assim como a leitura, educação e respeito à vida. Receber bem exige carinho, acolhimento e atenção. Eu gosto, e muito. Sempre. E continuo com um pé na cozinha. Um não, os dois.

Marisa Dionisio

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails