Minha flor

Lilypie Fourth Birthday tickers

Meu amor

Lilypie Kids Birthday tickers

SALADINHA PARA O INVERNO

>> sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Se você é um amante de saladas como eu, deve conhecer uma das mais famosas e populares entre as saladas, a Caesar Salad, deliciosa, saborosa e super crocante!!!! Se ainda não conhece, aqui vai um pouquinho sobre sua origem e a receita de como fazê-la. Não sei se é a receita original, mas eu já a testei, é prática e a salada fica muito gostosa.
A Caesar Salad foi criada em 1924 por um chef italiano que morava em Tijiuana, no México, Caesar Cardini. Folhas de alface romana são misturadas em um vinagrete com alho, adicionado à queijo parmesão ralado, crôutons e até anchovas. Em algumas versões adiciona-se uma gema de ovo cru ao molho.
Atente-se à alguns detalhes que fazem muiiita diferença:

- é muito importante um bom azeite de oliva, extra virgem de preferência, os espanhóis e portugueses são excelentes, e pode-se comprá-los por um bom preço;
- queijo parmesão italiano em pedaço e ralado na hora, dá outro sabor;
- fazer os crôutons em casa, muito mais gostoso, dá um toque todo especial à salada;
- se possível, use uma mostarda de qualidade, tipo a Heinz, pra mim, muito boa;
- deixe as folhas de alface bem geladas, pra elas ficarem crocantes.

Ingredientes:

2 pés de alface romana
2 dentes de alho
6 fatias de pão de forma sem casca
40 g de anchovas em conserva (ou 20 filezinhos)
120 g de azeite de oliva
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
3 colheres de sopa de maionese ( aqui substituimos o ovo pela maionese)
queijo parmesão ralado grosso à gosto
pimenta do reino à gosto
sal

Para fazer os crôutons, corte o pão de forma em cubos e asse-os em uma assadeira untada com azeite, em um forno de 180 graus, por uns 10 minutos, ou até os pães ficarem dourados.

Molho:

Bata no liquidificador as anchovas, o alho, a mostarda, o limão e o vinagre, até obter uma mistura homogênea. Acrescente a maionese e bata por mais 1 minuto, e, sem parar de bater, vai adicionando o azeite de oliva. Misture o sal e a pimenta do reino. Mas cuidado com o sal, pois a anchova já é salgada.

E para preparar a salada, disponha as folhas de alface secas (rasgadas grosseiramente) em uma saladeira, cubra com o molho, jogue os crôutons e coloque o queijo parmesão ralado ( seja generoso com o queijo, pois fica delicioso!!!!!).

Para mim, salada não é só para o verão, é para qualquer estação e qualquer ocasião, para entradas, e até como prato único. Uma aliada da mulher moderna, que quer comer bem, manter a silhueta e que não pretende gastar tanto tempo assim na cozinha. Porque afinal de contas, temos muitas coisas interessantes para fazer, e o dia tem só 24 horas.... E olha que eu amo cozinhar!!!!!

Boa saladinha pra vocês, pensamentos lights e atitudes inteligentes!!!!

Até!!!



0 comentários:

Related Posts with Thumbnails