Minha flor

Lilypie Fourth Birthday tickers

Meu amor

Lilypie Kids Birthday tickers

AS MARIAS II

>> sábado, 31 de julho de 2010



Maria Grampinho é uma figura folclórica de Goiás Velho. Uma personagem que existiu de verdade, e se tornou parte do imaginário da população goiana. Ela andava pelas ruas de Goiás, de dia, carregando sua trouxinha, vestindo mil e um vestidos coloridos e usando mil e um "grampinhos" na sua carapinha, e de noite, pernoitava no porão da casa da ponte, da casa de Cora. O que ela levava em sua trouxa, era e é um grande mistério, e que se tornou título de um livro lindo, poético, lúdico, " O que teria na trouxa de Maria?", de Diane Valdez. Esse livro infantil, foi presenteado à minha filha, também Maria, pela minha madrinha, que deu à ela, junto com o livro, uma boneca Maria Grampinho, de pano, linda, linda, cheia de botõezinhos e grampinhos, um luxo. Qual a minha surpresa, que nesse mundo de Barbies, Pollys e princesas, minha menina elegeu sua Maria Grampinho, como "a boneca", e a carrega pra todo lado, e pede que eu conte a história do livro de novo e de novo. Fico muito feliz que essa personagem tão rica, parte da cultura goiana, tenha tido esse apelo à uma criança de três anos. Isso nos mostra a força da nossa cultura, da nossa terra, da nossa história. Me deixa super encantada que isso possa ajudar a trazer meus filhos pra perto da minha terra, da minha herança cultural, mesmo morando tão longe. Recomendo esse livrinho delicioso às crianças e também aos adultos que se interessam por esse universo. É importante mostrar aos nossos filhos, outro tipo de beleza, outro tipo de valor estético, que fuja desse estereótipo massacrante da beleza perfeita, inatingível. É exatamente o tipo de leitura e de informação que eu quero mostrar aos meus filhos. Para mim é uma delícia também ver minha Maria incorporando sua bonequinha de grampos ao seu mundinho cor-de-rosa. Bom, esse é um tema recorrente em mim... Mais Marias... Sempre Maria...

1 comentários:

diane valdez 17 de janeiro de 2013 às 08:49  

Que lindo seu texto sobre meu livro! Fiquei radiante com as palavras poéticas e suaves sobre a Maria Grampinho! Fiquei mais feliz ainda por ter agradado sua pequena com minha obra! Um abraço colorido como as saias da Maria Grampinho!
Diane Valdez

Related Posts with Thumbnails