|
Centro Histórico |
|
No bistrô do Museu, em frente ao porto. |
|
No Museu do Mar, com as réplicas dos navios, lindo, lindo... |
Essa semana fui à São Francisco do Sul, interior de Santa Catarina, à trabalho, com o
Roda Viva. Fomos nos apresentar no "I Colóquio de Educação Infantil", à convite da Secretaria Municipal de Educação. Fizemos dois lindos shows, com um público super especial. Foi a minha primeira visita à cidade, e adorei as pessoas que conheci e um pouco do que pude ver. Foi também a primeira vez que viajei sem meus filhotes, e o coração de mãe, vocês sabem, ficou bem apertado. Mas foi tão bom!!!! Foi bom poder ter um tempinho só para mim, fazendo um trabalho que tanto amo, e foi bom também saber que eles estão bem, seguros e que a minha dedicação total nos primeiros anos, foi fundamental para que eles se tornem crianças independentes e autônomas. Foi bom, principalmente, poder contar com a parceria do meu companheiro, meu maior incentivador. Foi a primeira vez que o Roda Viva se apresentou fora de Floripa, estamos trilhando um caminho de lindas conquistas e sedimentando nosso trabalho. Mas enfim, queria falar um pouquinho da cidade, tão acolhedora, com suas construções históricas, seu porto em amplo funcionamento e de suas belas praias. Todo um perímetro ao longo da orla da praia foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural, e pude observar que está tudo muito bem conservado e protegido, salvo algumas casas que se encontram fora desse perímetro e que correm risco de serem derrubadas. Localizado defronte à Baía da Babitonga está o
Museu do Mar, que busca valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar. É uma verdadeira viagem aos primórdios da navegação, passando por vários tipos de embarcações, dos mais diversos lugares do mundo, com muita histórias, informações culinárias, folclóricas e culturais. Tem representações bem interessantes da pesca das baleias, do modo de vida dos pescadores e das famosas bruxas retratadas por Franklin Cascaes. Durante a visita ao museu, podemos conhecer tipos de barcos de todas as regiões do Brasil e é claro, conhecer um pouco também da história de Amir Klink ( tem uma ala toda dedicada à ele). E uma curiosidade que eu não sabia, São Chico está localizada na ilha de São Francisco, que possui 12 praias, algumas banhadas pelas águas da baía de Babitonga, sendo que no seu interior, existe um arquipélago formado por 24 pequenas ilhas. Uma delas, a ilha da Rita, foi antiga base de combustíveis da Marinha, e serviu para abastecer os navios da Esquadra Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Na entrada da Barra de São Francisco do Sul, encontra-se o arquipélago da Graça formado por diversas ilhas, tendo como ilha principal, a da Paz, onde foi construído em 1905 um Farol para orientar os navios que chegam ao Porto, o qual se encontra funcionando regularmente até os dias de hoje. São Chico é uma cidade pitoresca, linda de se ver e com pessoas super acolhedoras. Adorei!!!
Como é gostoso viajar, conhecer, diversificar, a gente se renova, e encontramos energia para seguir em frente, sempre, e feliz, feliz!!!!
0 comentários:
Postar um comentário